Resumo

A narrativa da peça O PASTOR cerca-se de atributos hoje vigentes em larga escala nos grandes centros urbanos personificados na figura de um líder espiritual carismático, seja em cultos fervorosos em igrejas, programas em rádios ou pelos gestos extravagantes na tela da TV: o poder, a persuasão e a negociata da fé. O espetáculo, que marca a primeira direção em terras cariocas da atriz ítalo brasileira Carina Casuscelli (Cia Nova de Teatro de São Paulo), direção musical de Alexandre Elias (Prêmio Shell 2013), tem o texto de Daniel Porto a partir do argumento do ator e produtor Alexandre Lino (que interpreta o Pastor Antônio), e traz ainda a atriz Kátia Camello no papel de Irmã Janaína e o ator Cesario Candhí como “ Paulo”.
 
A peça conta a história do Pastor Antônio, evangélico pentecostal, que abdicou da vida mundana para seguir os ensinamentos de Deus, fundar sua igreja e cumprir a missão de espalhar a palavra do Senhor. A base para a preparação contou  com material de entrevistas, pesquisa e muita visita a templos evangélicos pentecostais, e é inspirado no filme “O Apóstolo” (1997) dirigido e com atuação de Robert Duvall. “O PASTOR fala de fé, ambições, amor, dogmatismo, intolerância, Deus e o diabo. Personifica líderes carismáticos e polêmicos como Silas Malafaia, Marco Feliciano, RR Soares, Valdomiro Santiago e Bispo Macedo ao se basear nos discursos por eles defendidos em seus cultos e seus segmentos religiosos”, conta o ator e produtor Alexandre Lino.
 
A montagem é um docudrama, pois se situa entre a ficção e a realidade. A direção, que presa por esse encontro, em seus trabalhos teve em “Caminos Invisibles – La Partida” uma junção de atores e não atores (bolivianos) para contar a história da exploração da mão de obra no mundo da moda. Esse espetáculo recebeu o Premio Internazionale Teatro Dell’Inclusione Teresa Pomodoro Milão 2012. Alexandre Lino (ator, documentarista e produtor) por sua vez também dá prioridade a projetos que estabelecem as duas linguagens. 

Fotos de Cena – por: Janderson Pires

“O PASTOR é o reposicionamento do real para o teatro para que o espectador possa questionar e chegar a sua própria conclusão”, diz Alexandre Lino.

Ficha técnica

O Pastor

Autor: Daniel Porto
Direção: Carina Casuscelli
Elenco: Alexandre Lino (Pastor Antônio), Kátia Camello (irmã Janaína) e Cesário Candhí(Paulo)
Direção Musical: Alexandre Elias
Direção de Produção: Alexandre Lino
Cenografia e figurinos: Karlla de Luca
Produção Executiva: Daniel Porto e Mariana Martins
Programação Visual: Guilherme Lopes Moura
Videografismo: Fábio Jardim
Webdesigner: Mariana Martins
Fotógrafo: Janderson Pires
Assessoria de Imprensa: Mais e Melhores

Idealização e Realização: CINETEATRO PRODUÇÕES

Saiba mais no site: http://espetaculoopastor.com.br